Paulo Freire

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

“A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”



Paulo Freire.







terça-feira, 21 de junho de 2011

Educomunicação: "comunicação como difusora da educação." ³

v  Um novo campo do conhecimento que provém da relação da Educação com a Comunicação.
v  Propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem.
v  “Referencial teórico que sustenta a inter-relação comunicação / educação como campo de diálogo, espaço para o conhecimento crítico e criativo, para a cidadania e a solidariedade.” SOARES¹
v  Conhecida abreviadamente como educom.
v  Alguns exemplos de educomunicação: o uso de rádio escolar; rádio virtual; videogames e softwares de aprendizagem online, blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.
v  Tentativa de diminuir as diferenças hierárquicas entre educadores e educandos, diferenças de idade e ampliando o acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma.

Referências:

¹SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: Um campo de Mediações. http://200.144.189.42/ojs/index.php/comeduc/article/viewFile/4147/3888
²NCE (Núcleo de Comunicação e Educação) USP: http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/
 ³KAPLUN, Mário.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL


O texto de José Armando Valente menciona que com o início da comercialização dos computadores iniciou-se suas primeiras experiências na área educacional. É um instrumento que deveria ser utilizado como estratégias de ensino para enriquecer os conteúdos da própria disciplina.
O que pode ser observado em muitas escolas é este instrumento fora das salas de aula, em uma sala exclusiva, cujo objetivo é ensinar seu funcionamento. Outra maneira de utilização bem comum, são as atividades extraclasses na resolução de atividades de casa, tarefas, sem interferir nos andamentos dos conteúdos em sala de aula e sem modificar o esquema tradicional de ensino.
Para que a Informática na Educação deixe de ser apenas um termo conhecido e passe a ser uma estratégia que facilitará realmente no processo ensino-aprendizagem, primeiramente é preciso que o profissional da educação reconheça o que vem a ser ensinar e aprender, e em seguida é necessário investir na capacitação destes profissionais sobre a informática, estes deverão entender que o computador é um instrumento que irá auxiliar em sua prática pedagógica e também auxiliará na aprendizagem de seus alunos.
                O texto apresenta, ainda uma breve visão histórica da informática na educação no Brasil, para ler na integra:


http://www.timetoast.com/timelines/70297

sábado, 4 de junho de 2011

Informática e Educação

Informática

A palavra Informática é derivada de outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática/matemática.
Informática + Automática: essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse esta palavra. Assim, pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.
A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.

Informática na Educação

A expressão "Informática na Educação" significa utilização do computador no processo de ensino-aprendizagem.
Brinquedos
Atualmente não há como pensar a Educação sem a Informática. Não utilizá-la como facilitadora da aprendizagem seria negar a realidade, tendo em vista a damanda social e profissinal pela sua utilização. Em um mundo onde as Bibliotecas já se convertem em espaços de integração de mídias, software e bancos de dados e computadores e softwares tornaram-se brinquedos infantis. Utilizar ou não utilizar, não pode mais ser a questão, o que se deve pensar/planejar é como utilizar essa fermenta educacional de maneira eficiente, adaptando-a a cada público e objetivo.



 
Links relacionados ao tema:
  

Exemplo de real utilização da Informática na Educação. Estudantes da rede pública de Indaiatuba, no interior de São Paulo: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/computadores-na-sala-de-aula

Games invadem sala de aula: http://www.youtube.com/watch?v=UzJkR4IDC0s