INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL
O texto de José Armando Valente menciona que com o início da comercialização dos computadores iniciou-se suas primeiras experiências na área educacional. É um instrumento que deveria ser utilizado como estratégias de ensino para enriquecer os conteúdos da própria disciplina.
O que pode ser observado em muitas escolas é este instrumento fora das salas de aula, em uma sala exclusiva, cujo objetivo é ensinar seu funcionamento. Outra maneira de utilização bem comum, são as atividades extraclasses na resolução de atividades de casa, tarefas, sem interferir nos andamentos dos conteúdos em sala de aula e sem modificar o esquema tradicional de ensino.
Para que a Informática na Educação deixe de ser apenas um termo conhecido e passe a ser uma estratégia que facilitará realmente no processo ensino-aprendizagem, primeiramente é preciso que o profissional da educação reconheça o que vem a ser ensinar e aprender, e em seguida é necessário investir na capacitação destes profissionais sobre a informática, estes deverão entender que o computador é um instrumento que irá auxiliar em sua prática pedagógica e também auxiliará na aprendizagem de seus alunos.
O texto apresenta, ainda uma breve visão histórica da informática na educação no Brasil, para ler na integra:
Realmente a formação do professor é imprescindível mas primeiro temos que romper paradigmas dentro da escola e entender a importância da utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
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